Fim de época diferente do habitual
As circunstâncias a isso obrigam. Desde meados de Março, quando suspendemos os treinos presenciais, muitas actividades foram canceladas ou adiadas.
Do local para o global: Treinos no dojo foram cancelados e substituidos por treinos online, infelizmente com menor afluência de alunos. Estágios da Associação de Karate de Beja foram cancelados. O mesmo sucedeu ao Seminário Nacional da Seiwakai Portugal, onde haveria lugar a exames de graduação para cintos negros. A nível europeu, a Seiwakai viu os seus eventos cancelados (Seminário de Londres), ou adiados (Seminário na Bélgica que passou de Maio para Outubro). No Japão não foi diferente uma vez que o Seminário Anual da Seiwakai, bem como o da JKF Goku-kai, foram cancelados.
O mais difícil não é parar e fechar temporariamente, mas não saber quando e em que circunstâncias se voltará a retomar a actividade. É difícil para o planeamento de calendários de actividades e periodização de treinos e é um desafio acrescido para as contas dos clubes.
Alguns clubes deram a época por encerrada e apontam para o regresso em Setembro, se tal for possível. Outros mantêm as datas previstas e continuam os treinos online. Alguns começaram o desconfinamento e treinam ao ar livre.
De um modo geral, o KarateSpace costuma acompanhar o calendário geral da AKBeja e terminar a época desportiva em Junho. Por vezes terminamos mais tarde, em meados de Julho e era essa a ideia original para esta época. Junho costuma ser um mês forte com exames de graduação e o Estágio de Verão da AKBeja. Se o estágio na praia já está posto de parte, os exames de graduação não o estão. Os atletas que continuaram os treinos em casa podem ser chamados a demonstrar as suas competências numa sessão em formato e data a anunciar.
Por sua vez, os treinos online poderão estender-se pelos meses de Verão de forma a minimizar os efeitos negativos de uma paragem demasiado prolongada.