Fim da época desportiva 2022/2023
Chegou ao fim mais uma época. Agora é tempo de descansar.
O balanço foi positivo, não só pelo maior número de praticantes mas sobretudo pelo nível por estes apresentado. Os elevados níveis de motivação ajudam a alcançar performances elevadas e isso foi notório esta época. Nos últimos meses de treino havia a sensação de que muitos alunos podiam já estar na classe seguinte, dado o seu bom desempenho e vontade de aprender mais.
A classe infantil cresceu e a média de idades mais perto dos 9 do que dos 6 fez com que os conteúdos maioritariamente lúdicos e focados na melhoria da motricidade, parecessem por vezes pouco desafiantes para alguns alunos que se começam a interessar por treino mais "a sério". De forma semelhante, ficou também claro que alguns adolescentes que integraram a classe intermédia, teriam já mais a ganhar participando nos treinos da classe dos adultos.
A classe dos adultos operou sempre a alto nível, não se notando quebras em qualquer parte da época. Todos os elementos evoluíram de forma significativa, como atestam os bons resultados nos exames para graduações já perto do cinto negro.
Um aspecto relevante a salientar é a participação de cada vez mais alunos do KarateSpace nos eventos associativos, quer sejam torneios, estágios técnicos ou o tão especial estágio de verão. Mesmo que por vezes os treinos sejam parecidos aos que se fazem regularmente no dojo, as dimensões psicológica e social são estimuladas de forma inigualável nestes encontros com colegas e treinadores de outros clubes.
Para os mais graduados acresce a importância da participação nos estágios nacionais e, sempre que possível, nos internacionais. Este ano o Seminário Europeu da Seiwakai teve lugar em Portugal e os alunos do KarateSpace que participaram abriram os seus horizontes, aprenderam e levaram para casa boas memórias. E certamente vão querer estar no próximo.
Não se pode pedir muito melhor para a próxima época mas também não nos vamos contentar com menos do que alcançámos nesta.